|
|
|
|
|
Cosenza, Diogo Nepomuceno; Oliveira Neto, Silvio Nolasco de; Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves; Rodrigues, Caroline Ribeiro; Rode, Rafael; Soares, Vicente Paulo; Leite, Helio Garcia. |
Por se tratar de uma atividade complexa, os estudos de viabilidade econômica de sistemas agroflorestais (SAFs) exigem maior esforço para avaliação. Dentre os motivos estão a maior quantidade de elementos a serem considerados, a necessidade de prever os efeitos das interações entre as diferentes espécies consorciadas e a dificuldade de valorar os benefícios ambientais do sistema. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar e sintetizar os principais métodos de avaliação econômica descritos na literatura. Através dele é possível determinar quais itens devem ser computados na análise e como atribuir valores a eles para definir as principais receitas e custos do projeto. Ainda, podem ser traçados os principais métodos de análise econômica e de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Engenharia Florestal Análise econômica; Sistemas agroflorestais; Gestão de projetos Economic analysis; Agroforestry systems; Project management. |
Ano: 2016 |
URL: http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/1218 |
| |
|
|
Valdetaro, Erlon Barbosa; Binoti, Mayra Luiza Marques da Silva; Brianezi, Daniel; Jacovine, Laércio Antônio Gonçalves. |
Foram realizadas coletas e análises em propagandas e campanhas publicitárias de empresas de produtos e serviços florestais em nove revistas e 91 websites do setor, buscando propagandas e ações de marketing que tivessem algum tipo de apelo ambiental, tais como termos ambientais, símbolo com apelo ambiental, selo de certificação e imagem com apelo ambiental. O “termo ambiental” está presente em 85,9 % das 157 propagandas pertencentes a diversos segmentos florestais. O setor florestal tem adotado o marketing ambiental como ferramenta de adequação ao mercado, com o intuito de atender uma sociedade cada vez mais crítica e consciente das problemáticas ambientais atuais. doi: 10.4336/2012.pfb.32.70.105 |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Marketing ambiental; Setor florestal; Apelo ambiental Marketing environment; Forest sector; Environmental appeal. |
Ano: 2012 |
URL: http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/262 |
| |
|
|
|